Sobre o Evento

O 1° Seminário de Agroecologia do Mato Grosso do Sul foi realizado na cidade de Campo Grande, nos dias 11,12 e 13 de novembro de 2002. O evento contou com 686 participantes, entre agricultores familiares, técnicos, pesquisadores e representantes da sociedade organizada, de todas as regiões do Estado, oriundos de mais de 50 entidades. Este evento foi um marco na evolução da agricultura em bases agroecológicas em Mato Grosso do Sul, no qual foram identificadas demandas e elaboradas propostas para seu desenvolvimento.

Nos dias 20 e 21 de novembro de 2008 foi realizado o 2° Seminário de Agroecologia do Mato Grosso do Sul, em Dourados. Foi formatado com mesas redondas, oficinas teórico-práticas, apresentação de 56 trabalhos técnico-científicos e 38 experiências em agroecologia. Os resumos dos trabalhos técnico-científicos estão publicados na revista “Cadernos de Agroecologia” v. 3, n. 1 (2008), disponíveis em: http://www.abaagroecologia.org.br/ojs2/index.php/cad/issue/view/15.

No 3° Seminário de Agroecologia de Mato Grosso do Sul, nas datas 18 e 19 de novembro de 2010, realizado em Corumbá-MS, contou com 480 participantes e foi realizado no auditório da UFMS, Campus Pantanal. Tomou um caráter internacional ao receber trabalhos científicos de países vizinhos, como a Bolívia, e que foram aceitos trabalhos científicos em espanhol. O evento teve uma rica programação e foram apresentados 101 trabalhos científicos e 53 sistematizações de experiências. Todos os trabalhos foram publicados na revista “Cadernos de Agroecologia”, v. 5, n. 1 (2010), disponíveis em: http://www.abaagroecologia.org.br/ojs2/index.php/cad/issue/view/20.

O 4° Seminário de Agroecologia de Mato Grosso do Sul, realizado em Glória de Dourados- MS nos dias 16, 17 e 18 de outubro de 2012, contou com 486 participantes e foi realizado no auditório da UEMS, Unidade de Glória de Dourados. Contou com a participação de representantes de 13 estados do Brasil. O evento demonstrou mais uma vez que a construção da agroecologia em Mato Grosso do Sul já está estabelecida, pois a pouca infraestrutura de logística existente no município, que tem em torno de 10.000 habitantes, não foi motivo para que os interessados deixassem de participar. Com uma programação de excelente qualidade, contou ainda com 101 trabalhos científicos apresentados e 46 sistematizações de experiências, todos publicados na revista “Cadernos de Agroecologia”, v.7, n.1, (2012), disponíveis em: http://www.abaagroecologia.org.br/ojs2/index.php/cad/issue/view/20.

Em 2014 o evento foi realizado na cidade de Dourados nos dias 19 a 21 de novembro, no auditório da UFGD. Foi proposta a reunião de quatro eventos paralelos (5° Seminário de Agroecologia do Mato Grosso do Sul; 4° Encontro de Produtores Agroecológicos de MS; 1° Seminário de Agroecologia da América do Sul e 1° Seminário de Sistemas Agroflorestais em Bases Agroecológicas de Mato Grosso do Sul) sendo o grande evento denominado AGROECOL 2014. O evento reuniu 1200 participantes, com mais de 400 trabalhos submetidos (artigos científicos e relatos de experiências). Disponível em: http://www.aba-agroecologia.org.br/revistas/index.php/cad/issue/view/81.

O AGROECOL 2016 realizado na cidade de Dourados de 16 a 19 de novembro contou com o apoio da Fundect, que contemplou o 6° Seminário de Agroecologia do Mato Grosso do Sul; 5º Encontro de Produtores Agroecológicos de MS; 2º Seminário de Agroecologia da América do Sul, o 2° Seminário de Sistemas Agroflorestais em Bases Agroecológicas de Mato Grosso do Sul e um 5° evento inédito denominado 1° Jornadas Internacionais de Educação do Campo. O evento teve como tema central: “Agroecologia e soberania alimentar: em busca do bem viver”, numa clara posição propositiva de se criar e sinalizar caminhos seguros para a geração atual e às gerações futuras, além de promover momentos de estudo e reflexão acerca de temáticas de interesse e repercussão nacional e internacional. O evento reuniu mais 1500 participantes, dentre eles pesquisadores, estudantes, profissionais do ensino e representantes de todos os elos da cadeia produtiva de base agroecológica, os quais debateram coletivamente consensos e compromissos de atuação na promoção da educação agroecológica, na produção de alimentos de forma sustentável, no respeito aos recursos naturais e aos conhecimentos tradicionais, primando dessa forma por qualidade de vida e pelo bem viver dessa e das futuras gerações. Os anais do evento foram publicados na Revista Cadernos de Agroecologia. Disponíveis em: http://revistas.aba-agroecologia.org.br/index.php/cad/issue/view/102.

A articulação em Agroecologia, formada por diversas instituições científicas e organizações que debatem o tema, escolheu a cidade de Campo Grande, no Campus da UFMS, para a realização da versão 2018 do AGROECOL de 11 a 14 de novembro. Foram reunidos os seguintes eventos: 3º Seminário de Agroecologia da América do Sul, 5º Seminário Estadual de Educação do Campo, 7º Seminário de Agroecologia de Mato Grosso do Sul, 6º Encontro de Produtores Agroecológicos de Mato Grosso do Sul e, 3º Seminário de Sistemas Agroflorestais em Bases Agroecológicas de Mato Grosso do Sul. Os anais dessa edição, também, foram publicados nos Cadernos de Agroecologia (https://cadernos.aba-agroecologia.org.br/cadernos/issue/view/2) – publicação da ABA. Além disso, foi publicada uma edição especial com trabalhos relacionados a agroecologia e saúde na Revista Fitos – publicação da Fiocruz. O AGROECOL 2018 teve como tema Sistemas Agroalimentares Mundiais, Sociobiodiversidade e Saúde: Desafios e Perspectivas. Houve a Feira Agroecológica de Produtos da Agricultura Familiar e da Economia Solidária, com moeda própria e troca de Sementes, com um palco para apresentações artísticas. Foram realizados: uma (1) Mesa Redonda Magna; seis (6) Mesas redondas; oito (8) Oficinas Temáticas; 17 Grupos de discussão, com apresentação de 203 trabalhos; com Feira Agroecológica e da Agricultura Familiar; Apresentação de trabalhos científicos e relatos de experiências em Banner e oral, além da Visita Técnica.

Em 2020, entre os dias 9 e 12 de dezembro, foi realizado o AGROECOL Virtual 2020, com o tema “A contribuição da agroecologia à sociedade em transformação pós pandemia” com organização da UFMS, Fiocruz, Agraer, Semagro e Associação Brasileira de Agroecologia. Participaram 650 pessoas de 18 estados e cinco países. Disponível no youtube em: https://www.youtube.com/channel/UC5obBI_PQiODde2YJERlbEQ e no facebook em: https://www.facebook.com/agroecol.agroecologia.7.

Em 2022 o evento não ocorreu em razão dos reflexos da pandemia da Covid-19. A Comissão organizadora retomou a mobilização para realização do evento em 2024.

O AGROECOL 2024 acontecerá no período de 04 a 06 de dezembro, com o tema central “ÁGUA E CLIMA: Direito à vida”. Busca-se a aproximação e diálogo dos principais atores da Agroecologia do estado do Mato Grosso do Sul, com representantes de outras regiões do Brasil e de países da América do Sul.

Reúne os seguintes eventos:

  • 5º Seminário de Agroecologia da América do Sul;
  • 1° Encontro Extrativista do Mato Grosso do Sul
  • 4º Seminário de Sistemas Agroflorestais em Bases Agroecológicas de Mato Grosso do Sul;
  • 7° Encontro de Produtores Agroecológicos de Mato Grosso do Sul;
  • 8°Seminário Estadual de Educação do Campo de MS;
  • 9º Seminário de Agroecologia de Mato Grosso do Sul.

Será um espaço de compartilhamento de estudos técnico-científicos e experiências práticas, socialização e construção de conhecimentos agroecológicos e fortalecimento de redes sociotécnicas, bem como de canais de comercialização da produção biodiversa.

Todos os temas serão abordados com perspectivas dos desafios da problemática em relação à água e às mudanças climáticas nas formas de produção de alimentos, organizações sociotécnicas, inclusão socioprodutiva e no Bem Viver.

As mesas temáticas do evento serão compostas por representantes de movimentos sociais, sociedade civil organizada, governos, empresas, instituições de pesquisa e de ensino, Organizações Não Governamentais, entre outros, envolvidos com Agroecologia no Brasil e em outros países.

WhatsApp Image 2024-09-12 at 16.50.27
Encerramento do Agroecol 2018 realizado, presencialmente, na UFMS.